quinta-feira, 18 de abril de 2024

RENASCER DA DOR - RACHMANINOFF



           Sergei Rachmaninoff (1873-1943) mergulha, em 1897, numa depressão profunda logo após o fracasso da estreia da sua Sinfonia Nº 1. Retira-se da vida pública, derrotado e assombrado por pensamentos suicidas. Seguem-se mais de três anos de travessia no deserto. É durante esse período, que o compositor procura o psiquiatra russo Nikolai Dahl especialista em hipnose, amante da música e um competente violoncelista amador, a quem atribuiu a reabilitação da sua autoconfiança, dedicando-lhe o concerto N.2 para piano e orquestra, feito belo, brilhante, um diamante do romantismo tardio, que hoje é a sua obra mais popular. A peça teve um sucesso estrondoso, inspiração para a canção pop de Eric Carmen “All By Myself de 1976posteriormente interpretada por Celine Dion.
           Nikolai Dahl ressuscita no jovem compositor a autoconfiança ao convencê-lo, num trabalho de sessões diárias durante quatro meses, através de hipnose, a criar um novo concerto para piano. Durante as sessões o Dr. Dahl repetia incessantemente frases como: "Vais compor um concerto de piano. Compô-lo-ás com a maior das facilidades, naturalmente, ser-te-á tão fácil. Será uma música de uma sensibilidade, de um requinte extraordinário." Devolvida a vontade de viver para a música ele compõe o seu Segundo Concerto, entre finais de 1900 e Abril de 1901, de forma febril. O sucesso dessa obra inaugura um período de grande produtividade.

"Pode parecer incrível, mas o tratamento com o doutor Dahl foi fundamental para que novas ideias musicais brotassem da minha alma." Sergei Rachmaninoff

Rachmaninoff sees a hypnotist (pp. 109-113)