quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MEDO DE FALHAR



           A música sempre desempenhou um papel fundamental na minha vida. Na minha juventude dediquei-lhe muito tempo e energia, conseguindo alcançar uma formação de alto nível. A música, embora nunca se tenha convertido na minha profissão, tem sido sempre, ao longo dos anos, o centro dos meus interesses, da qual sempre tirei o maior prazer e satisfação.
           Infelizmente, sempre que a minha vivência musical transitava do privado para o espaço público, materializando-se em apresentações, em encontros com uma plateia, tive de enfrentar um obstáculo poderoso - o "pânico" : o medo manifestava-se no momento do concerto, sob a forma de uma perda dolorosa e constrangedora do controlo das reações tanto físicas como mentais: taquicardia, tremores violentos, náuseas, apneia, perda de clareza, dificuldade de concentração, amnésia... Todos estes sintomas comprometiam, de alguma forma, a qualidade do meu tocar piano, tornando para mim a experiência dolorosa, marcada por estados de ansiedade forte, horas e até mesmo dias, que antecediam os concertos.
           Um dia, durante uma conversa com um amigo, eu falei sobre isso, e ele deu-me o contacto do J. B., no pressuposto que ele poderia ajudar-me a superar as minhas dificuldades. Eu era muito cético, e foi apenas a grande estima e confiança que eu tenho por este amigo que me convenceu a entrar em contacto com o Dr. Bule.
           Felizmente, que logo a primeira sessão foi uma experiência muito intensa e importante: Sobre a orientação de J., tive a nítida sensação de começar a desmontar tudo o que havia de negativo no percurso de uma vida inteira, experiências passadas que reenquadrei a partir de uma perspetiva positiva, serena. Durante as sessões subsequentes o J. ensinou-me a usar algumas técnicas que me ajudaram a reconhecer e gerir os estados emocionais, para melhorar a capacidade de concentração, para induzir estados de relaxamento e perspetivar de forma positiva tudo aquilo que habitualmente encarava e vivia com apreensão, não descorando que também contribuiu para aumentar ainda mais o meu prazer em tocar piano na vida quotidiana.
Massimo Bussani
Outubro 2013 




TESTEMUNHO ORIGINAL EM ITALIANO 
           La musica ha sempre avuto un ruolo fondamentale nella mia vita. In gioventù ho dedicato ad essa molto tempo ed energie, riuscendo a raggiungere una formazione di alto livello. La musica, mai diventata la mia professione, nel corso degli anni è sempre stata al centro dei miei interessi e da essa ho sempre tratto grande piacere e gratificazioni.
           Purtroppo però, quando la mia esperienza musicale passava dalla dimensione privata a quella pubblica, concretizzandosi in esibizioni pubbliche, ho sempre dovuto affrontare il grosso problema del “panico”: la paura si manifestava al momento del concerto sotto la forma di una penosa e imbarazzante perdita di controllo sia fisico che mentale; i sintomi: tachicardia, violenti tremori, nausea, apnea, perdita della lucidità, problemi di concentrazione, amnesie… ; tutto ciò comprometteva, almeno in parte, la qualità delle mie esecuzioni e rendeva per me penose, in quanto connotate da stati di forte ansia, le ore, se non addirittura i giorni, che precedevano i concerti.
           Un giorno, nel corso di una conversazione con un amico, parlai di questo, e lui mi fece il nome di J. B., ritenendo che avrebbe potuto aiutarmi a superare le mie difficoltà. Io ero molto scettico, e furono solo la grande stima e fiducia che nutro per quest’amico a convincermi ad entrare in contatto con il dott. Bule.
           Felicemente già la prima seduta fu un’esperienza molto intensa ed importante: guidato da J., ebbi la netta sensazione di iniziare a smantellare tutto ciò che di negativo nel corso di un’intera vita io avevo legato alle esperienze passate e di ricollocare tali esperienze in una prospettiva di serena positività. Durante le successive sedute J. mi ha insegnato ad utilizzare alcune tecniche che mi hanno aiutato a riconoscere e gestire gli stati emotivi, a migliorare le capacità di attenzione, a favorire il rilassamento e a collocare in un’ottica positiva tutto ciò che abitualmente ero portato a vivere problematicamente. Ed inoltre è anche ulteriormente aumentato il mio piacere nel fare musica nella quotidianità.