quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TESTEMUNHO: INSÓNIAS


INSÓNIAS (4 SESSÕES)





Eduardo Marino

O imperativo de qualidade progressiva, a incessante exigência de superar-se a si mesmo, não ser mais um mais sim aquele, o impedimento de estabelecer-se na sua zona de conforto, ser posto à prova numa sequência em cadeia sem fim à vista, como tal, não se pode andar a dormir na “formatura”.


A carga é de tal forma esmagadora que torna-se difícil relaxar, quando se quer fazer uma pausa. Na atualidade o ritmo dos profissionais assemelha-se ao estilo de vida dos atletas de alta competição. A exigência que recai sobre nós, por si já significativa, é ainda empolada pelo próprio, muito para além daquilo que os outros objetivamente esperam de nós.


Quando acresce a esta tensão um fator de instabilidade não esperado, que escapa ao nosso controlo, como o sofrimento de pessoas queridas ou do próprio, seja qual for a sua natureza, questões de saúde, conflitos afetivos e relacionais, conflitos de expetativas, questões de ordem financeira, facilmente o atleta de alta competição deixa de funcionar no ótimo, comprometendo a esperada performance de excelência.


A HIPNOSE não desenvolve efeitos secundários, como a habituação e todos os outros efeitos indesejados que são detalhados nas bulas em listas infindáveis. O facilitismo, o recurso à medicação, só em casos extremos. Como não me considero um caso patológico, optei por este método de ajuda natural, com provas dadas, médicas e científicas. Ainda mais, tenho a facilidade em desenvolver estados alterados de consciência, em me focalizar no meu mundo interior, uma capacidade que o ocidental tende a desaprender ao longo do seu processo de crescimento e a desvalorizar.


Sinto mentalmente e até fisicamente uma enorme leveza quando saio de uma sessão, e que houve cargas que ficaram para trás. É importante reter e reforçar os resultados alcançados nas sessões, explorar o potencial de crescimento e evolução que existe em cada um de nós, através dos exercícios de auto-hipnose que o Joaquim ensina, de acordo com os objetivos pretendidos. Trata-se de um processo de aprendizagem poderoso, para lidarmos saudavelmente com as múltiplas exigências de cada momento, de cada fase do nosso ciclo de vida. É como na manutenção do bem-estar do corpo, ou como na proteção do computador – sistema antivírus sempre em ação.


Aprendi a gerir de forma mais eficaz as minhas emoções, energias. Consigo relaxar através dos exercícios, abstrair e limpar a mente das preocupações que não acrescentam valor. Mesmo quando acordo durante a noite tenho muito maior facilidade em voltar a dormir, recorrendo aos exercícios. O sono tornou-se mais profundo e reparador. Por vezes ainda me recordo de sonhos, mas já não são pesadelos, são sonhos nos quais me integro bem. Estranhamente são sonhos mais lúcidos, mais intensos, mais vividos, mais gratificantes, de um mundo maravilhosamente, infinitamente distante das preocupações do dia-a-dia.